DO HOBBY... À TERAPIA
Certas atividades ou Hobbys, são também uma excelente terapia.
A palavra inglesa Hobby, é vulgarmente utilizada na língua portuguesa para definir atividades que consideramos passatempos, praticadas por prazer e como forma de relaxamento do praticante.
A aquariofilia é um Hobby que nos permite aliviar o stress do dia-a-dia, acabando por ser um calmante natural, representando um pedaço de natureza na nossa casa.
Se pensarmos no assunto, não existem razões para não ter um aquário.
Existem efetivamente aquários high tech que pelas suas características, podem requerer mais tempo útil, mais conhecimento e maior atenção na sua manutenção, como por exemplo os aquários de Recife ou os aquários plantados com plantas de alta exigência e manutenção, que também requerem determinado conhecimento e pesquisa.
Para quem prefere um aquário de pouca exigência que não requer elevados conhecimentos, um aquário para camarões é uma excelente alternativa.
AQUÁRIOS PLANTADOS / AQUAPAISAGISMO
Quando falamos em aquários plantados, podemos falar no grande mestre do aquapaisagismo... Takashi Amano.
Foto da exposição Florestas Submersas by Takashi Amano, que pode ainda ser visitada atualmente no Oceanário de Lisboa
-
Takashi Amano, foi o pioneiro que juntou o mundo dos aquários plantados e o mundo dos camarões, com a introdução de espécies como Caridina multidentata (que inclusive, passou a ser chamado de Camarão Amano / Amano Shrimp) e as Neocaridina davidi (na altura ainda descritos como Neocaridina heteropoda) nos seus aquários plantados.
As Caridina multidentata, são aos dias de hoje, os camarões mais utilizados em aquários plantados, devido à sua especial caraterística de ajudarem no combate a determinada algas.
O PANORAMA ATUAL NO QUOTIDIANO
Nas cidades, o quotidiano é cada vez mais acelerado, o trabalho requer muito de todos nós e a idade da reforma é cada vez mais tardia, o que se reflete também na geração de 80/90, que vê os seus pais a trabalhar até mais tarde, deixando-os com pouco tempo para cuidar dos netos, por exemplo!
Por isso, temos de arranjar tarefas que sejam prazerosas e que nos permitam libertar desse stress acumulado, sendo um aquário um ótimo relaxante que nos irá ajudar a parar, acalmar e ganhar forças para enfrentar mais um dia.
Porque podem os aquários ajudar a aliviar o stress?
-
A sua manutenção permite-nos abstrair de outros pensamentos, por vezes negativos;
-
Um aquário ajuda-nos a explorar a criatividade quando tentamos recriar uma paisagem ou layout;
-
O som característico da movimentação da água e os movimentos dos habitantes, tranquilizam e lembram um curso de água na natureza.
O aquário é sem dúvida uma excelente forma de aliviar o stress.
-
“To know mother nature, is to love her smallest creations.” – Takashi Amano (1954-2015)